Login

Register

Login

Register

A receita de rosbife mais fácil da sua vida

Uma das coisas que sempre tento manter nas minhas receitas é a facilidade e rapidez de preparar. É claro que para quem gosta de cozinhar, passar a tarde na cozinha preparando algo com carinho para quem você ama pode ser o melhor programa do mundo. Mas a verdade é que o tempo é curto, a gente sempre tem um montão de coisas pra fazer (que estão sempre atrasadas, claro) e parar um tempão para dedicar à cozinha, para muitas pessoas é um privilégio difícil de alcançar! Então estudo muito, testo muitas receitas – e produtos – para simplificá-las e assim poder fazer sempre. E essa aqui, de rosbife, é uma delas.

O principal segredinho aqui é o chimichurri, que é um mix de ervas de origem argentino, mas que você pode encontrar facilmente nas lojas de temperos. Eu compro sempre à granel na zona cerealista, em São Paulo – SP. É próprio para temperar carnes e já tem cebola, alho, orégano, tomilho entre outros sabores que vão dar o gostinh especial à sua carne.

Outra coisa legal desse rosbife é que essa é, entre as carnes vermelhas, uma das mais magras e mais baratas. Você acha em qualquer açougue. A única coisa é que, para que ela fique bem saborosa, o ideal é você deixar de um dia para o outro o tempero pegar na geladeira, então tem um pouquinho de planejamento aí. Mas é tudo rápido, muito rápido e com poucos ingredientes.

Ingredientes

Carne - Lagarto Limpo
Carne – Lagarto Limpo

– Uma peça de lagarto pequena (aprox. 1kg, também
funciona com filé mignon)
– 200 ml de vinho branco (ou tinto, também funciona)
– 2 colheres de sopa mostarda
– 2 colheres de sopa molho inglês
– 2 colheres de chá de sal
– 3 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de chimichurri

Como fazer

Um dia antes do consumo você deve preparar a marinada. Eu preparei na sexta à noite para comer no sábado hora do almoço, virando a carne de manhã cedo, para o tempero pegar bem dos dois lados. Coloque a carne já limpa em uma tigela grande. Acrescente o sal, o vinho, a mostarda, o molho inglês e o chimichurri e misture bem os temperos na carne. Cubra bem a tigela com papel filme e leve à geladeira.

Carne - Temperos
Temperos: chimichurri, sal marinho, mostarda e molho inglês

No dia seguinte, retire a carne da marinada e reserve o líquido. Aqueça o azeite em fogo alto numa panela de pressão e quando estiver bem quente, coloque a carne para selar dos dois lados até que a carne fique bem dourada por fora em todo o seu entorno. Acrescente o líquido da marinada e deixe reduzir até virar um molhinho. Eu deixei a carne mal passada por dentro, mas se quiser a carne mais rosada, acrescente meio copo de água junto, para atrasar a redução e cozinhar mais a carne por dentro. Retire a carne da panela, sirva em uma travessa e jogue o molho reduzido por cima.

Vc pode fatiar e comer quente, mas fria ela fica mais firme para cortar e vc consegue tiras mais finas. Use uma faca bem afiada ou a faca elétrica e sirva com batatas assadas ou como preferir. Eu servi com saladinha e purê de batata doce!

mm

Ilona Moysés

Consultora gastronômica e cozinheira de final de semana Designer gráfico de formação e MBA em negócios, Ilona é especialista em marketing, consultora gastronômica e fundadora do Wondercook. Cozinheira de coração e caçadora de novos sabores, estuda, testa e cria receitas há mais de 15 anos.

Um comentário

  1. Mauricio-Reply
    27 de fevereiro de 2019 at 10:10

    Hmmm quero provar. Deve ficar uma delicia

Deixe um comentário