Login

Register

Login

Register

Em tempos de dietas novas a cada dia, nem um prato mais persistente que o frango com batata doce. As propriedades proteicas e magras do frango, somadas ao valor nutricional e complexidade do carboidrato da batata explicam. Acontece que comer o filé de frango com a batata cozida frequentemente, ainda que mudando os temperos de ambos, pode ser bem enjoativo. Por esse motivo, essa receita é para quebrar essa rotina e é uma mistura de referências, incluindo dicas da minha primeira professora e inspiradora eterna da cozinha, minha mãe rs (cozinhamos esse prato juntas!)

INGREDIENTES:

Frango com Batata Doce

Batata Doce Ralada Crua

Para a batata doce:

– 3 batatas doces médias sem casca
– 200g de cogumelos paris frescos cortados em lâminas (ou em conserva, também fica bom)
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de guee (ou manteiga)
– 1 punhado de cheiro verde picado
– 1 punhado de cebolinha picada
– Sal e pimenta do reino a gosto

 

Frango com Batata Doce

Batata Doce Refogada com cogumelos Paris


Para o frango:
– 1 peito de frango inteiro
– 1 cebola média picadinha
– 1 dente de alho espremido
– 2 colheres de azeite
– pimenta do reino, sal e outros temperos à gosto
– 3 tomates maduros (ou uma lata de tomate pelati drenado)

 


PREPARO:

Em uma panela de pressão, refogue ½ cebola em 1 colher de azeite, em seguida o alho e acrescente o peito de frango junto a 2 litros de água. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto, ou outros temperos a sua escolha (as vezes gosto de colocar um pouquinho de páprica picante ou coentro desidratado em pó. Feche a tampa e deixe ferver. Após a fervura, deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto isso, ale as batatas descascadas em um ralador grosso, ou ralador de abobrinha (aquele que deixa em formato de espaguete). Corte os cogumelos em lâminas. Em uma frigideira bem larga, coloque o azeite, a guee (ou manteiga) e após esquentá-los, acrescente a batata. Refogue-a por uns 10 minutos

Frango com Batata Doce

Batata Doce com cogumelos

até que ela cozinhe por inteiro, mas sem amolecer. Acrescente o cogumelo, mexa um pouquinho para misturar e coloque o sal e pimenta.

Refogue por mais 5 minutos apenas (para que os cogumelos ainda fiquem crocantes por dentro. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha, a salsinha e reserve.

Retire o frango do fogo e reserve o caldo (você pode colocar na geladeira ou congelar e utilizar depois em uma sopa ou risoto!). Desfie o frango em pedaços grandes e em uma frigideira coloque a outra metade da cebola picadinha, a outra colher de azeite e refogue. Acrescente os tomates picados em pedaços grandes, tempere com sal e pimenta do reino e coloque também o frango desfiado. Mexa e desligue.

Para montar, fizemos um  “ninho” no centro do prato com a batata com cogumelos e em cima colocamos o frango. A batata fica suave na manteiga, mas não amolece totalmente, parece outra coisa! Os tomates ajudam a deixar o prato mais úmido e saboroso. Um fiozinho de azeite por cima e pronto: frango com batata doce, desconstruído, leve, delicioso e original!

mm

Ilona Moysés

Consultora gastronômica e cozinheira de final de semana

Designer gráfico de formação e MBA em negócios, Ilona é especialista em marketing, consultora gastronômica e fundadora do Wondercook. Cozinheira de coração e caçadora de novos sabores, estuda, testa e cria receitas há mais de 15 anos.

Deixe um comentário