Login

Register

Login

Register

Esse bolo de tapioca não vai farinha, fermento ou gordura! Portanto não tem desculpas para não fazer esse fim de semana.

Ele também não vai ao forno pois uma vez que você cozinha o leite e a tapioca, ele já toma forma. Fica cremoso e levinho. Bom, era pra ser um bolo leve, mas como meu marido é formiga, eu acrescentei a cobertura de chocolate pra ele. E não é que ficou com um gostinho de chocolate prestígio maravilhoso? De qualquer maneira a calda foi feita com açúcar de coco e cacau, mas você pode substituir como preferir.

Bolo de Tapioca Prestígio
Antes de ir pra geladeira

Ingredientes do Bolo de Tapioca:

  • 400g de tapioca granulada
  • 3 xícaras de açúcar de coco (se for açúcar normal, colocar um pouco menos)
  • 1 litro de leite
  • 200g coco ralado
  • 2 vidros de leite de coco (400 ml)
  • Óleo de coco para untar (ou manteiga sem sal)
Depois de 2h na geladeira, desenformado

Ingredientes da Cobertura:

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó (cheias)
  • 100 ml de leite
  • 4 colheres de sopa de açúcar de coco (cheias, pode trocar por outro açucar)
  • 2 colheres de sopa de coco queimado (apenas para decorar, separe das 200g de coco ralado da massa)

Como fazer:

Ferva o leite em uma caneca e reserve. Em uma panela média, derreta o açúcar e, antes dele começar a dourar, acrescente o leite ainda quente e a tapioca granulada. Ela vai começar a hidratar e engrossar o leite. Quando a mistura estiver bem cremosa, acrescente o coco ralado, misture pouco mais e desligue.

Unte uma forma média de pudim com óleo de coco ou manteiga sem sal, acrescente a mistura e leve à geladeira, na parte de cima, por 2 horas. Antes de tirar a forma da geladeira, prepare a cobertura em uma frigideira, misturando todos os ingredientes até que fique bem cremosa.

Bolo de Tapioca Prestígio
Bolo de Tapioca Prestígio

Retire a massa e vire em um prato grande. Então coloque a cobertura por cima e depois o coco ralado tostado (vc pode tostá-lo na mesma frigideira antes de fazer a cobertura, em fogo baixo até dourar). Depois é só servir maravilhosamente! Fica cremoso… uma delícia!

Veja também minha receita de bolo nega maluca!

mm

Ilona Moysés

Consultora gastronômica e cozinheira de final de semana Designer gráfico de formação e MBA em negócios, Ilona é especialista em marketing, consultora gastronômica e fundadora do Wondercook. Cozinheira de coração e caçadora de novos sabores, estuda, testa e cria receitas há mais de 15 anos.

Deixe um comentário